05 fotógrafos que retratam a cultura brasileira

Considerado o 5º maior país do mundo em extensão territorial, o Brasil possui em sua história uma variação de influências étnicas, principalmente de povos vindos da África e de Portugal, que mesclados às etnias indígenas, formaram esse universo multicultural. E esta é a maior riqueza do povo brasileiro: a diversidade.


Foi essa multiplicidade cultural que motivou, em 1970, a criação da Lei n. 5579 que instituiu o dia 5 de novembro como Dia Nacional da Cultura e da Ciências. A data também é uma homenagem à comemoração do nascimento de Ruy Barbosa (5 de novembro de 1849), um dos nomes mais influentes na história do Brasil república, seja na questão política ou cultural. Atuou na defesa do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais.


Somos conhecidos também pela paixão a arte e a fotografia. Em tempos em que a imagem está cada vez mais presente em nossas vidas, principalmente na comunicação através das redes sociais, vale conhecer o trabalho de fotógrafos brasileiros que dedicam sua vida pessoal e profissional para retratar e documentar o povo, as tradições, as manifestações e a multiculturalidade brasileira.


1. Denise Camargo | E o silêncio nagô calou em mim

http://www.oju.net.br/

Foto: Denise Camargo

2. Ana Araújo | As loiceiras de Tacaratu - A arte milenar das mulheres do meu Sertão

@ProsaProjetosparaoSemiarido

Foto: Ana Araújo

3. Paulo Santos | Amazônia - Estradas da Última Fronteira

www.acervoh.com

Foto: Paulo Santos

4. Eraldo Peres | Filhos da Terra - Diversidade e Cultura

filhosdaterra.org

Foto: Eraldo Peres

5. Walter Firmo | Praia Grande e Senzala

Intacta Retina


Foto: Walter Firmo

81 visualizações