CPLP comemora Dia da Língua Portuguesa e da Cultura

A CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - comemora hoje, 05 de Maio, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura.


O português é a 5ª língua mais falada no mundo, com cerca de 280 milhões de pessoas fluentes. Além disso, é a língua mais falada no hemisfério sul do planeta.


Um dos objetivos dessa data especial é o de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português. O debate fomenta também a discussão de questões idiomáticas, culturais e a integração entre os povos dos nove países lusófonos que compõem a #CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


Segundo a #Unesco o português é um dos idiomas que mais crescem entre as línguas europeias após o inglês e o espanhol. Ele também é o idioma que tem o maior potencial de crescimento na África Austral e na América do Sul.


Pelas estimativas da #ONU e acompanhando o crescimento populacional, até 2050, o mundo deve ter 400 milhões de falantes do português.



Com informações do @cplp_secretariado.executivo

25 visualizações