Dia Nacional da Cultura, o que comemorar?

A semana começa com o Dia Nacional da Cultura no Brasil, comemorado em 05 de novembro. Momento de reflexões, discussões calorosas, resistência e muitos questionamentos de que rumo a nossa "cultura" vai tomar nos próximos anos.


Mas, deixando de lado o turvo da visão, há de lembrarmos que somos o país com a maior diversidade cultural no mundo. Somos várias culturas em uma só e milhões de pessoas que produzem saberes e técnicas que desenham a nossa história e a nossa identidade cultural.


É a essas pessoas, que hoje, dedicamos nossas homenagens. Aos mestres e mestras de cultura; aos que preservam o conhecimento e lutam dia-a-dia para mantê-los vivos, presentes às várias gerações. À aqueles que pintam as cores, entoam os ritmos e ditam os passos e compassos dessa nossa "festa brasileira".


Um Viva para a Cultura Brasileira!


Brincante do Maracatu Rural em Nazaré da Mata/Pernambuco. Foto: Eraldo Peres/Projeto Filhos da Terra - Diversidade e Cultura.

A foto acima é uma representação do meu sentimento hoje do que é cultura... fortaleza! O click é do fotógrafo brasiliense Eraldo Peres e faz parte de um conjunto de ensaios fotográficos e narrativas visuais que compões o projeto Filhos da Terra - Diversidade e Cultura.


O projeto é um case de sucesso quando pensamos em documentação da cultura popular no Brasil. Em seu site, é disponibilizado vídeos, cadernos de pesquisas e conteúdos a cerca de festas populares e patrimônio imaterial. Vale a pena conferir.

12 visualizações