Funarte publica dicionário de fotografia de Pedro Karp Vasquez

Com informações da Funarte e Revista Zum


Inédito, o 'Dicionário Técnico da Fotografia Clássica', que ficará disponível no portal da entidade, é presente do autor pelos 30 anos do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação – comemorados em 2017. A obra foi publicada em Dezembro de 2018.

O livro registra o universo da fotografia tradicional, hoje também chamada de pré-digital. Com mais de mil verbetes, o volume cataloga câmeras e seus aparatos, instrumentos ópticos, produtos e recursos – itens utilizados nos processos fotográficos, desde a captura da imagem até seu processamento. O trabalho relaciona desde os primeiros métodos do século XIX, até os tradicionais recursos para fotos de base química e suporte de papel, ou película.


“Eu fiz o dicionário pensando, prioritariamente, nos museólogos, arquivistas, pesquisadores e historiadores que são obrigados a lidar com matérias cuja natureza vai sendo perdida com a voracidade do tempo”, explica o autor, ele mesmo historiador, curador, crítico de fotografia e um dos responsáveis pela criação, em 1980, do Instituto Nacional de Fotografia, antecessor do CCPF.


Mestre em Ciência da Arte, o autor foi, nos anos 1980, um dos responsáveis pela criação e diretor do Instituto Nacional de Fotografia (Infoto) – Funarte, que antecedeu o atual Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação. Pelo seu 30º aniversário, comemorado em 2017, este setor foi presenteado por Vasquez com o Dicionário – a mais recente de suas 27 obras. A edição é realizada em parceria entre o Centro, a Gerência de Edições da Funarte e o Portal da entidade.


Sandra Baruki, coordenadora do CCPF, dia que “além de servir de recurso de pesquisa, o Dicionário gera uma informação que pode não estar mais disponível no futuro, que é o fazer fotográfico”. E ainda que “as técnicas vão existir sempre. O que a gente precisa é conhecê-las e ter acesso aos instrumentos, aos materiais, até para produzi-las com leituras contemporâneas. O trabalho do Pedro ajuda a manter vivo o interesse nesse fazer.”

Reprodução da capa do Dicionário Técnico da Fotografia, da Photo Camera.

A publicação está disponível no site da Funarte: http://www.funarte.gov.br/artes-visuais/funarte-publica-dicionario-de-fotografia-de-pedro-karp-vasquez/


Leia entrevista com Pedro Karp Vasquez no site da Revista Zum

23 visualizações

Razão Social

Ana Carolina Fernandes Peres da Silva - MEI

CNPJ 16.747.407/0001-17

 

Endereço

Rua 6 Condomínio 276 - Lote 3 - Unidade 105

Vicente Pires / Brasília-DF - Cep. 72.006-610

ideiapratica.art@gmail.com

Brasil +55 61 99124-7276

Portugal +351 918 126 371 (WhatsApp)

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn

© 2020. Todos os Direitos Reservados.