Seminário 'África, Margens e Oceanos: Perspectivas de História Social'

Estamos acompanhando essa semana o Seminário "África, Margens e Oceanos: Perspectivas de História Social", realizado pelo Centro de Pesquisa em História Social da Cultura da Unicamp.


Assista na íntegra a Mesa 1: Trânsitos e deslocamentos



Participantes

Thiago Henrique Mota (Universidade Federal de Viçosa), "A islamização na Senegâmbia: necessidades espirituais locais, práticas muçulmanas universais e transformações no significado de comportamentos religiosos autóctones - séc. XVI-XVII"


Vanicléia Silva Santos (Universidade Federal de Minas Gerais), “Práticas de cura e relações de gênero num entreposto escravista do Oeste da África: o mundo religioso de Crespina Peres em Cacheu Seiscentista”


Carlos Silva (Universidade Estadual de Feira de Santana), “Rotas, direções e etnicidade no tráfico de escravos entre o Brasil e a Costa da Mina no longo século XVIII”.


Alexsander Gebara (Universidade Federal Fluminense), “Intérpretes e Tradutores nas expedições britânicas ao Níger na primeira metade do XIX”


Maria Cristina C. Wissenbach (Universidade de São Paulo), “Conectando o sertão, o litoral e os oceanos: reflexões sobre redes, deslocamentos e centros de poder na África Central no século XIX”


Debatedor: Aldair Rodrigues (Unicamp)

7 visualizações