Elaboração e Gestão de Projetos Culturais

Site preserva sons de objetos antigos

 
Lembra o barulho do flash de uma máquina fotográfica? E o do teclado de uma máquina de escrever? Um site alemão é uma espécie de museu para reunir todos eles. Esses e dezenas de outros sons icônicos e que acompanharam muita gente estão desaparecendo junto com os objetos, que se tornaram obsoletos.
 
Um projeto alemão financiado pela organização Film & Medienstiftung NRW tem como objetivo justamente guardar todos eles para a posteridade. O site Conserve the Sound (Preserve o Som, em tradução livre) funciona como uma espécie de museu online, no qual usuários podem navegar para conhecer ou matar a nostalgia de barulhos que estão em extinção. É possível navegar em inglês e alemão pela página.
 
O projeto foi criado em 2013 e sua coleção não para de crescer. Há sons das décadas de 1910 até os anos 2000, todos devidamente catalogados com as imagens dos objetos que os produzem — além dos equipamentos de entretenimento, também é longa a lista de eletrodomésticos. Os curadores também incentivam os visitantes a enviarem sugestões, seja de novos sons em si ou simplesmente de histórias relacionadas a eles.
Pular para o conteúdo