Elaboração, Produção e Gestão Cultural

A arte e a cultura tem um poder transformador, capaz de impulsionar mudanças significativas na vida de pessoas, comunidades e até mesmo de cidades inteiras. E esta pode ser considerada a maior riqueza do povo brasileiro: a cultura.

 

Embora a expansão do setor cultural seja notável, ainda é possível perceber certo despreparo entre produtores e gestores culturais. Talvez em função do acesso, muitas vezes limitado, e da baixa oferta de cursos, oficinas e seminários que envolvam os vários aspectos da produção cultural, a capacitação e profissionalização do setor ainda é um grande desafio.

 

Muito se ouve falar sobre políticas públicas, leis de incentivo, economia da cultura e patrocínio cultural, mas para gerir um projeto cultural é preciso se apropriar de conceitos e técnicas utilizados nas áreas da administração, do marketing, da comunicação e do direito.

 

Pensando nisso que a gestora cultural Carol Peres, idealizou e realiza o IDEIA Prática, visando explicitar algumas ferramentas de trabalho usuais nessas áreas, e a sua aplicação na rotina e realidade diária de produtores, artistas e gestores culturais.

 

O IDEIA Prática é um espaço aberto para troca de experiências e informações sobre elaboração, produção e gestão cultural. Busca aliar a prática ao conceito, oferecendo diretrizes, processos e mecanismos de gestão e elaboração de projetos culturais, contribuindo para a qualificação de profissionais atuantes na área, e buscando minimizar os improvisos e informalidades. 

A primeira etapa do projeto IDEIA Prática (Brasília/DF, 2018), com a oferta de quatro oficinas gratuitas, foi realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal - FAC/DF da Secretaria de Cultura do DF, e apoio da Photo Agência, Galeria Olho de Águia, Agenda Cultural Brasília e Tátika Comunicação.

Ao final de 2018, lançamos o Fórum de Gestão Cultural onde são compartilhados conteúdos e referências sobre elaboração, produção e gestão de projetos culturais.

Carol Peres é jornalista e gestora cultural. Mestranda em Gestão Cultural pela Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria - Portugal (2018/2020), especialista em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico pela UnB (2019) e em Gestão Cultural pelo Senac/DF (2010), e graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Brasília (2005). Atua como produtora e gestora cultural, social media e fotógrafa. Pesquisadora de cultura popular pelo projeto Filhos da Terra e integrante da Ong Lente Cultural.

Razão Social

Ana Carolina Fernandes Peres da Silva - MEI

CNPJ 16.747.407/0001-17

 

Endereço

Rua 6 Condomínio 276 - Lote 3 - Unidade 105

Vicente Pires / Brasília-DF - Cep. 72.006-610

ideiapratica.art@gmail.com

Brasil +55 61 99124-7276

Portugal +351 918 126 371 (WhatsApp)

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn

© 2020. Todos os Direitos Reservados.